Roda de conversa sobre os dois pensadores citados na postagem anterior; Anísio Spínola Teixeira que nasceu em 12 de Julho de 1900 em Caetité na Bahia e Boaventura de Sousa Santos e embora nacionalizado brasileiro tem sua influencia em Coimbra, Portugal. E os dois contribuíram com ideias peculiares e incríveis para o ensino que para entender um pouco faz-se necessário saber sobre suas histórias e seus percursos acadêmicos traçados, onde o enfrentamento do metodo de ensino sempre foi constante aos que buscam a excelência do saber coletivo.
Pois como diz Anísio Teixeira "colocar dentro de uma caixinha", assim estático,segundo ele, é provido por uma série de fatores que, juntos, promovem o saber real e completo"
E assim, abordamos a temática de Boaventura de Sousa Santos que exemplifica os modelos vigentes de universidade que,se contrapõem com métodos de ensino universitário básico e hegemônico do pluriversitário promove os saberes ecológicos, plurais e contra-hegemônicos (regionais).
Cada aluno na sala teve a oportunidade de também expor seu ponto de vista à cerca do pensamento dos dois autores tornando o aprendizado dinâmico e proveitoso à todos
0 Comentários